Se você está em busca de alternativas eficazes para promover o desenvolvimento psicomotor de seu filho, o Método Integrado de Desenvolvimento Global (MIG®) e o Método TREINI® podem ser excelentes opções. Desenvolvidos para atender às necessidades específicas de crianças com transtornos neurocognitivos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Paralisia Cerebral, esses métodos terapêuticos têm se destacado por sua abordagem inovadora, baseada em evidências e centrada na família. Neste artigo, vamos explorar como o MIG® e o TREINI® podem potencializar o desenvolvimento psicomotor das crianças, quais são as diferenças entre eles e como iniciar o tratamento na clínica.
O Método Integrado de Desenvolvimento Global (MIG®) é uma abordagem terapêutica inovadora, desenvolvida por Renato Loffi em 2017, para auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças, adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já o Método TREINI® foi desenvolvido para crianças e adolescentes com sequelas de lesões no sistema nervoso central.
Como esses métodos podem potencializar o desenvolvimento psicomotor das crianças?
Ambos os métodos são baseados em uma abordagem interdisciplina, que combina diferentes técnicas e ferramentas para promover o desenvolvimento global do indivíduo. Por meio de atividades terapêuticas específicas, exercícios físicos e estimulação sensorial, o MIG® e o TREINI® auxiliam as crianças a desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Quais as diferenças entre o MIG® e o TREINI®?
Apesar de compartilharem objetivos semelhantes, o MIG® e o TREINI® têm algumas diferenças importantes em termos de abordagem e aplicação. Enquanto o MIG® é voltado especificamente para crianças com TEA, o TREINI® pode ser utilizado em crianças com uma variedade de condições neurológicas, incluindo Paralisia Cerebral, Lesão Medular e outras sequelas de lesões no sistema nervoso central. Além disso, o MIG® utiliza um exoesqueleto flexível baseado em tensegridade, enquanto o TREINI® utiliza um exoesqueleto flexível baseado nos trilhos miofasciais.
Os resultados esperados da aplicação do MIG® e do TREINI® no desenvolvimento das crianças são bastante promissores. Estudos científicos têm demonstrado melhorias significativas na comunicação, cognição, motricidade e socialização de crianças e adolescentes autistas que participaram do tratamento com o MIG®. Da mesma forma, crianças com Paralisia Cerebral submetidas ao tratamento com o TREINI® apresentaram melhorias na postura, equilíbrio, coordenação motora e qualidade de vida.
Como começar o tratamento?
Se você está interessado em iniciar o tratamento com o MIG® ou o TREINI® na clínica, o primeiro passo é agendar um acolhimento, onde um profissional capacitado irá acolher suas demandas e orientar para as próximas etapas.
Orientações para os pais sobre como integrar o tratamento psicomotor no dia a dia da criança:
Além das sessões terapêuticas na clínica, é importante que os pais também se envolvam no processo de desenvolvimento de seus filhos. Existem várias maneiras pelas quais os pais podem integrar o tratamento psicomotor no dia a dia de seus filhos, incluindo:
- Realizar exercícios e atividades recomendados pelos terapeutas em casa.
- Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.
- Criar um ambiente seguro e estimulante para seu filho explorar e aprender.
Cada criança é única e merece um tratamento personalizado que atenda às suas necessidades específicas. Com o Método Integrado de Desenvolvimento Global (MIG®) e o Método TREINI®, oferecemos uma abordagem terapêutica inovadora e eficaz, que visa promover o desenvolvimento global e a inclusão social de crianças e adolescentes com transtornos neurocognitivos. Agende um acolhimento conosco.